As proteínas, o esteio fundamental de nosso organismo

As proteínas são necessárias para o crescimento e a reparação dos tecidos corporais. Elas desempenham grande número de funções metabólicas e reguladoras: assimilação de nutrientes, transporte de oxigênio e de gorduras no sangue, inativação de substâncias tóxicas, etc.

A qualidade biológica duma proteína é mensurada pela capacidade de fornecer todos os aminoácidos essenciais para os seres humanos e pela contribuição proteica líquida, isto é a facilidade com que pode ser assimilada pelo organismo.



O perfil de aminoácidos

As proteínas estão constituídas por aminoácidos. Existem vinte aminoácidos proteicos e oito deles são indispensáveis para a vida humana, devendo estar presentes na alimentação; estes são os denominados aminoácidos essenciais. O resto dos aminoácidos são sintetizados pelo organismo a partir dos essenciais.

Se um aminoácido essencial é insuficiente na dieta, este aminoácido limita a utilização de outros aminoácidos para sintetizar a proteína.



Necessidades de proteína:

A FAO / OMS / UNU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura / Organização Mundial da Saúde / Universidade das Nações Unidas) considera que o consumo adequado de proteína em adultos é de 0,8g/kg para mulheres e de 0,85g/kg para homens.

Por exemplo, uma mulher adulta de 55 kg, precisa aproximadamente de 44 g de proteína por dia. E um homem adulto de 70 kg, precisa aproximadamente de 59,5 g de proteína por dia.

Contacta-nos



© Maria Diet, S.L. 2016
☎ +34 964 132 066